Cristianismo, de seita a religião de estado

=================================
Título : Growth of the Christian Church
Autor: DAVID DEMING Tradução:  Suriani
Publicação: Science and Technology in World History, Vol. 2

CRISTIANISMO: DE SEITA A RELIGIÃO DE ESTADO

=================================

SACRAMENTOS E SACERDOTES

Paulo fundou a Igreja Cristã, mas não resolveu todos os seus problemas. Por um longo tempo, ela não representava o tipo de fé que pudesse atrair as classes superiores. Nenhum romano ou grego no seu perfeito juízo iria considerar adorar um judeu que tinha sido crucificado por um governador romano há alguns anos. Uma pessoa respeitável adorava um deus adequado, como Zeus ou Apolo.

A fé em Jesus não era o bastante, especialmente em uma era em que a maioria das pessoas não sabia ler e não tinha acesso às Escrituras. A Igreja Cristã reagiu, instituindo um sacerdócio e os sacramentos, rituais físicos destinados a trazer a graça de Deus para o homem. Os sete sacramentos são batismo, confirmação, Eucaristia, penitência, unção, ordenação, e matrimônio.

Eventualmente, a Igreja cristã não apenas substituiu o paganismo, como o absorveu. A prática da adoração de ídolos foi acomodada, colocando figuras representando Jesus crucificado e os santos nas igrejas. O culto da Grande Mãe, personificação da fertilidade terrena, foi transformada na a adulação da Virgem Maria, como era o culto da deusa egípcia Ísis. “O Antigo Egito pode ter dado sua contribuição ao simbolismo maravilhoso da Igreja Católica, bem como às abstrações de sua teologia. Certamente a arte na figura de Ísis amamentando o Horus criança é tão parecida com a na Madonna e a criança que às vezes tem recebido a adoração dos cristãos ignorantes.” [1]

Estátua egípcia de bronze de Ísis e Hórus, 715-332 aC.
Clique para ampliar.
Madonna Litta
Leonardo da Vinci, Óleo sobre Tela, 42 x 33 cm, c. 1490-1491 (wiki)

Clique para ampliar.

O festival romano de Saturnália e a celebração pagã do solstício de inverno tornaram-se o Natal, uma celebração do nascimento de Jesus. “No geral, a evidência mostra que as grandes festas cristãs foram arbitrariamente programadas pela igreja de modo a coincidir com festas pagãs já existentes, para não privar os pagãos de sua antiga fé e os trazer para a nova religião.” [2]

Mesmo o tema central do cristianismo, a morte e o renascimento de Jesus, atingiu um acorde no coração pagão.

All over Western Asia from time immemorial the mournful death and happy resurrection of a divine being appear to have been annually celebrated with alternate rites of bitter lamentation and exultant joy; and through the veil which mythic fancy has woven round this tragic figure we can still detect the features of those great yearly changes in earth and sky which, under all distinctions of race and religion, must always touch the natural human heart with alternate emotions of gladness and regret, because they exhibit on the vastest scale open to our observation the mysterious struggle between life and death. [3]*

Conforme o tempo passou, a Igreja tornou-se mais dogmática. Com efeito, os cristãos instituíram uma nova lei para substituir a lei judaica que eles tinham revogado. Por volta do século III dC, era amplamente aceito que nenhum homem poderia alcançar a salvação a menos que ele fosse um membro da Igreja e tivesse recebido a graça de Deus através de seus sacramentos. Cipriano, bispo de Cartago que morreu em 258 dC [imagem à direita], sustentou que “a salvação não ocorre sem a Igreja …. Eles não podem, por qualquer meio, alcançar a verdadeira promessa da graça divina, a menos que primeiro cheguem à verdade da Igreja.” [4]

Os evangelhos do Novo Testamento ensinaram “o sacerdócio universal” de todos os crentes. [5] Mas para administrar os sacramentos, a Igreja teve de instituir um sacerdócio. O sacerdócio apareceu por volta de 200 dC, [6] e “encontramos, já no início do terceiro século, uma hierarquia completa.” [7] No entanto, o sacerdócio cristão do século III dC ainda não era o sacerdócio da Igreja Católica moderna. “Tertuliano [imagem à esquerda], Gregório de Nissa, e outros líderes ilustres da igreja, viveram em casamento, embora teoricamente preferindo o estado solteiro.” [8]

PERSEGUIÇÕES ROMANAS

A partir da época da execução de cristãos em Roma por Nero em 64 dC, a prática do cristianismo no Império Romano foi oficialmente considerada um crime. “Assim, logo que [o cristianismo] foi entendido como uma nova religião, e como, de fato, alegava validade e aceitação universais, foi estabelecido como ilegal e traiçoeiro.” [9] “A recusa consciente dos cristãos em pagar honras divinas ao imperador e a sua estátua, e em participar de quaisquer cerimônias idolatras de festas públicas, sua aversão ao serviço militar imperial, o seu desprezo pela política e a depreciação de todos os assuntos civis e temporais quando comparados aos interesses espirituais e eternos do homem, a sua união fraterna próxima e reuniões frequentes, atraiu sobre eles a suspeita de hostilidade dos Césares e do povo romano, e o crime imperdoável de conspiração contra o Estado.” [10]

O Imperador Domiciano (51-96 dC) [imagem à esquerda] “tratou a tornar o cristianismo um crime contra o Estado, e condenou à morte muitas cristãos, até mesmo seu próprio primo.” [11] Mas a correspondência de Plínio, o Jovem, com Trajano mostra que pelo ano 110 dC, a política romana de facto era de tolerância. Ninguém zelava pelos cristãos. Se eles eram publicamente acusados, bastava negar sua fé cristã para serem liberados. Mas qualquer um que se recusava a negar a Cristo tinha de ser processado. Tal foi o caso de Inácio, bispo de Antioquia. Em 107 dC, Trajano o “condenou a ser jogado aos leões em Roma.” [12]

Os cristãos também foram geralmente impopulares com as pessoas comuns. “A cada inundação ou seca, ou fome, ou peste, a população fanática gritava: ‘Fora com os ateus! Para os leões com os cristãos!'” [13]

Em referência ao seu aparente “entusiasmo com o martírio”, [14] o imperador Marco Aurélio (121-180 dC) [imagem à direita] refere aos cristãos como “obstinados” [15] Edward Gibbon concluiu, “o comportamento dos cristãos era muito notável para fugir da observação dos os filósofos antigos; mas … eles tratavam tal ânsia de morrer como o estranho resultado do desespero obstinado, da insensibilidade estúpida, ou do frenesi supersticioso.” [16]

A primeira tentativa sistemática de prender e punir os cristãos foi feita em 250 dC pelo imperador Décio, que fez uma tentativa tardia de restaurar o paganismo. Décio ordenou a execução de todos os Bispos e Sacerdotes cristãos. Cristãos rasos eram obrigados a renunciar à sua fé, e a fazer um gesto simbólico da fé pagã, como o sacrifício de um animal ou a queima de incenso diante de um ídolo. Foi “uma perseguição que, em extensão, consistência e crueldade, superou tudo antes.” [17]

Décio foi morto em uma campanha militar em 251 dC, e no período de 260-303 dC, “a igreja cresceu rapidamente em número e em prosperidade.” [18] “Os cristãos … floresceram em paz e prosperidade.” [19] A perseguição aos cristãos foi renovada em 303 dC por Diocleciano, imperador entre 284-305 dC. Ele realizou aquilo que “foi a última luta desesperada do paganismo romano por sua vida. Foi a crise da extinção total ou supremacia absoluta de cada uma das duas religiões. No final da competição a religião do velho Estado romano estava exausta.” [20]

A decisão de Diocleciano de suprimir o cristianismo foi talvez influenciada por atos como os seguintes: Marcelo, um centurião romano, “jogou fora o cinto, os brasões e as insígnias de seu escritório, e exclamou em alta voz que não obedeceria a ninguém exceto Jesus Cristo, o Rei eterno, e ele renunciou para sempre o uso de armas carnais e o serviço de a um mestre idolatra.” [21] O centurião “foi condenado e decapitado pelo crime de deserção.” [22]

No dia 24 de fevereiro, 303 dC, Diocleciano [imagem abaixo] emitiu um édito oficial contra os cristãos:

Foi decretado que suas igrejas, em todas as províncias do império, deveriam ser demolidas; e a pena de morte foi anunciada contra todos aqueles que presumia-se realizar quaisquer assembleias secretas para fins de culto religioso … [Foi ordenado] que os bispos e presbíteros [sacerdotes] deveriam entregar todos os seus livros sagrados para as mãos dos magistrados; que foram ordenados, sob as mais severas penalidades, a queimá-los de uma forma pública e solene. Pelo mesmo édito, toda a propriedade da igreja foi confiscada de uma só vez. [23]

A perseguição de Diocleciano foi documentada por Eusébio de Cesaréia (c. 260-340 dC), autor de História Eclesiástica, a primeira história da Igreja Cristã. Os escritos de Eusébio devem ser lidos com o entendimento de que ele era um apologista cristão que “não tinha pretensões nenhuma de imparcialidade.” [24]

Eusébio [imagem abaixo] descreveu como um cristão foi torturado por se recusar a renunciar a sua fé e fazer um sacrifício simbólico para divindades pagãs:

Foi então ordenado que ele fizesse um sacrifício, mas como ele se recusou, ele foi condenado a ser desnudo, e a ser levantado no alto, e de ser açoitado com varas em todo o seu corpo, até que ele voltasse atrás em sua resolução e fizesse o que lhe foi ordenado. Mas como ele permaneceu inabalável em meio a todos esses sofrimentos, seus ossos já aparecendo nus na carne, eles misturaram vinagre com sal, e derramaram sobre as partes mutiladas do corpo. Mas como ele resistiu a essas torturas, uma grelha e fogo foram produzidos, e os restos de seu corpo, como pedaços de carne para assar e comer, foram colocados no fogo, não de uma só vez, de modo que ele não pudesse expirar rapidamente, mas consumido pouco a pouco, enquanto seus torturadores não foram autorizados a deixá-lo sozinho, a não ser que depois destes sofrimentos que ele desse seu último suspiro antes de terem completado a sua tarefa. [25]

Durante todo o Império Romano, os cristãos que se recusaram a renunciar à sua religião foram torturados:

Alguns batiam neles [os cristãos] com os porretes, alguns com bastões, alguns com açoites, outros ainda com correias, outros com cordas. E a visão destes tormentos foi variada e multiplicada, exibindo malignidade excessiva. Alguns tiveram suas mãos amarradas para trás e foram suspensos na prateleira, e cada membro foi esticado por máquinas. Em seguida os torturadores, de acordo com as ordens recebidas, aplicavam as pinças em todo o corpo, não apenas como no caso dos assassinos, para os lados, mas também para o estômago e os joelhos e as faces. [26]

Alguns tiveram seus dedos perfurados com pregos afiados enfiados sob suas unhas. Outros, recebiam massas de chumbo derretido, borbulhando e fervendo com o calor, nas costas e assadas, especialmente nas partes mais sensíveis do seu corpo. Outros, também, sofreram tormentos insuportáveis em suas entranhas e outras partes, como a decência proíbe a descrever, que os juízes generosos e equitativos, com vista a apresentar a sua própria crueldade, conceberam como uma preeminência em sabedoria. Assim, constantemente inventando novas torturas, eles competiam entre si, como se houvessem prêmios propostos em um concurso, o de quem inventa as maiores crueldades. [27]

A perseguição iniciada por Diocleciano durou quase dez anos. No entanto Eusébio sarcasticamente observou que a gravidade das torturas foi finalmente reduzida. “Nós estávamos liberados daquela punição [a morte] pela grande clemência dos imperadores. Depois disso, portanto, eles foram ordenados a só arrancar nossos olhos, ou a nos privar de uma das nossas pernas. Tal era a sua bondade, e tal era o tipo de punição mais leve contra nós; então, em consequência desta humanidade deles, era impossível dizer o número grande e incalculável de pessoas que tiveram seu olho direito cavado com a espada, e depois disto grelhado com um ferro em brasa.” [28]

RELIGIÃO DE ESTADO

Em 305 dC o imperador Diocleciano se aposentou, e em 312 dC uma guerra civil eclodiu no Império Romano entre Maxêncio e Constantino I (c. 280-337) [imagem abaixo]. Constantino I deixou a Gália com suas tropas e marchou sobre a Itália. Maxêncio e suas tropas os esperava na Ponte Mílvia, cerca de 10 milhas (16 quilômetros) ao norte de Roma.

Maxêncio gostava de superioridade em números, mas o exército de Constantino foi mais bem treinado e era mais experiente. [29] “Maxêncio … foi completamente derrotado …. Foi uma batalha de aniquilação … [E] Maxêncio se afogou.” [30]

Em seu panegírico chamado Vida de Constantino, Eusébio, que conhecia Constantino pessoalmente, afirmou que Constantino havia sido inspirado à vitória por uma visão da cruz cristã. Refletindo sobre o fato de que aqueles que haviam orado a deuses pagãos no passado haviam perdido, Constantino “começou a procurar por ajuda divina”, e decidiram orar para “o Deus supremo.” [31]

Enquanto Constantino estava orando, ele teve uma visão. “Um sinal dos mais maravilhosos apareceu-lhe do céu … ele [Constantino I] disse que por volta de meio-dia, quando o sol começava a declinar, ele viu com seus próprios olhos o símbolo de uma cruz de luz no céu, acima do sol, e com a inscrição CONQUISTAR POR ESTE.” [32]

O significado da visão foi explicado a Constantino em um sonho. “Em seu sono, o Cristo de Deus apareceu para ele com o mesmo sinal que tinha visto nos céus, e ordenou-lhe obter um símbolo feito em semelhança ao sinal, e usá-lo como uma salvaguarda em todas as lutas contra seus inimigos.” [33]

A visão de Constantino é “um dos milagres mais famosos na história da igreja [cristã] … [mas] a ocorrência é descrita de diversas formas e não é sem sérias dificuldades. Lactâncio, a primeira testemunha, cerca de três anos após a batalha, só fala de um sonho de noite.” [34]

Em O Esboço de História, HG Wells (1866-1946) sugeriu que a decisão de Constantino de adotar o cristianismo pode ter sido inspirada mais por prática política do que por um milagre divino.

Se o cristianismo era uma força rebelde e destrutiva para a Roma pagã, também era uma força unificadora e organizadora dentro de sua própria comunhão. Este fato o gênio de Constantino apreendeu. O espírito de Jesus, por todas as discordâncias doutrinárias que prevaleciam, promoveu uma grande união dentro e até mesmo fora do império. A fé foi se espalhando entre os bárbaros para além da fronteira; ela se estendeu para a Pérsia e para a Ásia Central. Ela forneceu a única esperança de solidariedade moral que ele podia discernir na grande confusão de pontos de vista estreitos e egoístas com a qual ele teria de governar. Ele, e só ele, tinha as habilidades organizadoras, para a necessidade pela qual o império estava caindo aos pedaços, como um pedaço de pano podre. [35]

Em 313 dC, Constantino emitiu um decreto estabelecendo a tolerância ao cristianismo. O Édito de Milão era “um passo decisivo da neutralidade hostil para a neutralidade amigável e proteção, e preparou o caminho para o reconhecimento legal do cristianismo, como a religião do império.” [36] Não só o Cristianismo passava a ser tolerado, mas Constantino ordenou também a restauração dos bens da Igreja que haviam sido apreendidos durante a perseguição de Diocleciano.

Em 337 dC, Constantino adoeceu. Com a morte iminente, ele decidiu ser batizado como Cristão. [37] “Não há nenhuma razão para duvidar da sinceridade da conversão Constantino ao cristianismo, embora não possamos atribuir a ele a piedade fervorosa que Eusébio atribui a ele … os preceitos morais da nova religião não eram sem influência sobre sua vida, e ele fez com que seus filhos receber uma educação cristã.” [38]

Como o poder e a influência da Igreja Católica Romana cresceu, assim também cresceu a necessidade de impor uma doutrina uniforme e reprimir todas as heresias. A polêmica mais significativa eclodiu por volta do ano 320; foi o resultado inevitável de tentar conciliar a divindade de Jesus Cristo com o monoteísmo.

Jesus Cristo disse que ele era o Filho de Deus, mas o que isso implica? Era ele o mesmo que Deus, ou ele era um ser criado? Como poderia o cristianismo ser uma religião monoteísta se tivesse dois ou mais deuses? A disputa foi desencadeada por um padre de Alexandria chamado Ário [imagem à esquerda]. Ário “ensinou que Cristo, enquanto ele era de fato o criador do mundo, foi ele próprio uma criatura de Deus, por isso não verdadeiramente divina.” [39] Com efeito, Jesus, o Filho de Deus, era um deus menor do que Deus, o Pai.

“A controvérsia rapidamente envolveu, através da importância do tema e do zelo das partes, a igreja inteira, e lançou todo oriente cristão em um campo de batalha teológico.” [40] A questão era importante, já que a natureza de Jesus como Cristo definia a natureza da relação entre Deus e o homem no cristianismo. [41]

Constantino I convocou uma coletiva para resolver a controvérsia. O primeiro Concílio Ecumênico foi convocado em Nicéia em 20 de maio de 325 dC. Estiveram presentes 318 bispos cristãos, cerca de um sexto do número total no império de Constantino. [42]

O Concílio de Nicéia [imagem abaixo] repudiou Ário e declarou a doutrina da Trindade: um Deus com três naturezas. O Conselho aprovou uma profissão de fé que se tornou conhecida como o Credo de Nicéia. “Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,Criador do céu e da terra,de todas as coisas visíveis e invisíveis.Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos Deus de Deus, Luz da luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, da mesma substância do Pai.” [43]

A solução, baseando-se em argumentos metafísicos e teológicos, com traços da filosofia grega. Assim, “temos uma combinação peculiar—as doutrinas religiosas da Bíblia, culminando na pessoa de Jesus, com as formas de uma filosofia alien.” [44]

“A Justiça é feita em todos os fatores do nosso problema—Deus permanece como Pai, a fonte infinitamente remota e absoluta de todos nós; como Filho, o Verbo que se revelou ao homem e encarnou nele; como Espírito, que habita até mesmo em nossa almas e por sua substância nos une a Deus.” [45]

A ascensão do cristianismo como religião oficial do Império Romano foi garantida sob o reinado de Teodósio (379-395 dC) [imagem à esquerda]. [46] Teodósio “deu a ele [o Cristianismo] todos os privilégios da religião do Estado, e emitiu uma série de leis rígidas contra todos os hereges e cismáticos …. No ano de 391, ele proibiu, sob pesada multa, a visita a um templo pagão com propósito religioso; no ano seguinte, mesmo a prática privada de libações e outros ritos pagãos. A prática da idolatria era portanto, doravante, um delito político … e foi submetida às mais severas penas.” [47]

Os fatores que levaram à ascensão e triunfo do cristianismo foram avaliados por WEH Lecky em História da Moral Europeia:

Pela beleza de seus preceitos morais, pela habilidade sistemática com que governou a imaginação e hábitos de seus adoradores, pelos fortes motivos religiosos aos quais poderia recorrer, por sua admirável organização eclesiástica e, … o cristianismo rapidamente eclipsou ou destruiu todas as outras seitas, e tornou-se … o governante supremo do mundo moral [no Ocidente]. Combinando a doutrina estóica de fraternidade universal, a predileção grega para as qualidades amáveis, e o espírito egípcio de reverência e temor religioso, ele adquiriu desde o início uma intensidade e uma universalidade da influência que nenhuma das filosofias que ele substituiu se aproximou. [48]

 Notas e Referências:

* O livro The Golden Bough (O Ramo de Ouro) foi escrito entre 1890 e 1915 pelo antropólogo escocês Sir James George Frazer. Seu estilo e erudição se tornaram lendários, dando origem a textos informativos mas com um leve tom poético. Isso torna a tradução dificílima, sem contar que eu teria que omitir trechos para conseguir fazer sentido. É digno de nota que não existe uma versão em português, apenas um “resumão” com alguns raros trechos traduzidos. Por esses motivos, e por não ser um trecho de fundamental importância, prefiro deixar no formato original.

 1. Frazer, J. G., 1919, The Golden Bough, Third Edition, vol. 2. Macmillan, London, p. 119.

2. Frazer, J. G., 1920, The Golden Bough, vol. 9, The Scapegoat. Macmillan, London, p. 328.

3. Frazer, J. G., 1920, The Golden Bough, vol. 9, The Scapegoat. Macmillan, London, p. 421.

4. Cyprian, 1844, The Epistles of S. Cyprian, Epistle 73, Paragraphs 18, 21. John Henry Parker, Oxford. p. 255,257.

5. Schaff, P., 1884, History of the Christian Church, vol. 2, Ante-Nicene Christianity A.D. 100–325. Charles Schribner’s Sons, New York, p. 124.

6. Burkhart, R. L. R., 1942, The Rise of the Christian Priesthood. The Journal of Religion, vol. 22, no. 2, p. 198.

7. Schaff, P., 1884, History of the Christian Church, vol. 2, Ante-Nicene Christianity A.D. 100–325. Charles Schribner’s Sons, p. 128.

8. Ibid.

9. Ibid., p. 41.

10. Ibid., p. 43.

11. Ibid., p. 44.

12. Ibid., p. 48.

13. Ibid., p. 43.

14. Ibid., p. 54.

15. Antoninus, Marcus Aurelius, 1875, The Thoughts of the Emperor M. Aurelius Antoninus, Book 11, Paragraph 3,translated by George Long, Second Edition. George Bell & Sons, London, p. 186.

16. Gibbon, E., 1909, The History of the Decline and Fall of the Roman Empire, Chapter 16, edited by J. B. Bury, vol. 2. Methuen & Co., London, p. 112.

17. Schaff, P., 1884, History of the Christian Church, vol. 2, Ante-Nicene Christianity A.D. 100–325. Charles Schribner’s Sons, New York, p. 60.

18. Ibid., p. 63.

19. Gibbon, E., 1909, The History of the Decline and Fall of the Roman Empire, Chapter 16, edited by J. B. Bury, vol. 2. Methuen & Co., London, p. 124.

20. Schaff, P., 1884, History of the Christian Church, vol. 2, Ante-Nicene Christianity A.D. 100–325. Charles Schribner’s Sons, New York, p. 71.

21. Gibbon, E., 1909, The History of the Decline and Fall of the Roman Empire, Chapter 16, edited by J. B. Bury, vol. 2. Methuen & Co., London, p. 128.

22. Ibid.

23. Ibid., p. 130–131.

24. Lecky, W. E. H., 1897, History of European Morals, Third Edition, Revised, vol. 1. D. Appleton, New York, p. 463.

25. Eusebius, 1851, Ecclesiastical History, Book 8, Chapter 6, translated by C. F. Cruse. Henry G. Bohn, London, p. 306.

26. Ibid., Book 8, Chapter 10, p. 313.

27. Ibid., Book 8, Chapter 12, p. 317.

28. Ibid.

29. Encyclopædia Britannica, Eleventh Edition, 1910, Constantine I, vol. 6. Encyclopædia Britannica Company, New York, p. 989.

30. Mommsen, T., 1996, A History of Rome Under the Emperors. Routledge, London, p. 441.

31. Eusebius, 1845, The Life of the Blessed Emperor Constantine, Book 1, Chapter 27, in The Greek Ecclesiastical Historians of the First Six Centuries of the Christian Era, vol. 1. Samuel Bagster and Sons, London, p. 25.

32. Ibid., Book 1, Chapter 28, p. 26–27.

33. Ibid., Book 1, Chapter 29, p. 27.

34. Schaff, P., 1884, History of the Christian Church, vol. 3, Nicene and Post-Nicene Christianity A.D. 311–600. Charles Schribner’s Sons, New York, p. 20–21.

35. Wells, H. G., 1921, The Outline of History, Third Edition. Macmillan, New York, p. 519.

36. Schaff, P., 1884, History of the Christian Church, vol. 2, Ante-Nicene Christianity A.D. 100–325. Charles Schribner’s Sons, New York, p. 72.

37. Eusebius, 1845, The Life of the Blessed Emperor Constantine, Book 4, Chapter 62, in The Greek Ecclesiastical Historians of the First Six Centuries of the Christian Era, vol. 1. Samuel Bagster and Sons, London, p. 225.

38. Encyclopædia Britannica, Eleventh Edition, 1910, Constantine I, vol. 6. Encyclopædia Britannica Company, New York, p. 989.

39. Schaff, P., 1884, History of the Christian Church, vol. 3, Nicene and Post-Nicene Christianity A.D. 311–600. Charles Schribner’s Sons, New York, p. 620.

40. Ibid., p. 621.

41. Encyclopædia Britannica, Eleventh Edition, 1910, Christianity, vol. 6. Encyclopædia Britannica Company, New York, p. 284.

42. Schaff, P., 1884, History of the Christian Church, vol. 3, Nicene and Post-Nicene Christianity A.D. 311–600. Charles Schribner’s Sons, New York, p. 623.

43. Encyclopædia Britannica, Ninth Edition, 1890, Creeds, vol. 6. Henry G. Allen, New York, p. 560.

44. Encyclopædia Britannica, Eleventh Edition, 1910, Christianity, vol. 6. Encyclopædia Britannica Company, New York, p. 284.

45. Ibid.

46. Encyclopædia Britannica, Eleventh Edition, 1911, Church History, vol. 6. Encyclopædia Britannica Company, New York, p. 332.

47. Schaff, P., 1884, History of the Christian Church, vol. 3, Nicene and Post-Nicene Christianity A.D. 311–600. Charles Schribner’s Sons, New York, p. 63–64.

48. Lecky, W. E. H., 1897, History of European Morals, Third Edition, Revised, vol. 1. D. Appleton, New York, p. 335.

Anúncios

Uma opinião sobre “Cristianismo, de seita a religião de estado”

Quer fazer um comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s