Um Código para a Conduta Intelectual – Parte 12: O Princípio da Suspensão do Julgamento

==================================
Título Original: Attacking Faulty Reasoning: A Practical Guide to Fallacy-Free Arguments Autor: T. Edward Damer Tradução:  Suriani
Publicação: Wadsworth Publishing; 6ª ed.

O PRINCÍPIO DO JULGAMENTO

==================================

Se nenhuma posição é defendida por um bom argumento, ou se duas ou mais posições parecem ser defendidas com igual força, deve-se, na maioria dos casos, suspender o julgamento sobre a questão. Se considerações práticas parecem exigir uma decisão mais imediata, deve-se pesar os benefícios relativos ou danos relacionados às consequências de suspender o julgamento e decidir a questão através desses fundamentos.

Se falta tanta evidência adequada que não se tem uma boa base para a tomada de uma decisão de qualquer tipo, pode ser bastante apropriado suspender o julgamento sobre o assunto e esperar até que haja mais base para uma decisão. Esta alternativa não deve, no entanto, ser vista como uma maneira esperta de evitar o medo psicológico de tomar uma decisão difícil ou de se mover em território desconhecido.

O mesmo pode ser dito da segunda condição para suspender o julgamento—argumentos com a mesma força. Esta situação é, na verdade, um fenômeno muito raro já que quase sempre há um argumento que é melhor do que os outros quando julgado pelos cinco critérios disponíveis.

Algumas questões, é claro, não permitem a suspensão do julgamento. Se a decisão é forçada ou muito importante, como decidir se a fazer ou não um aborto, deve-se decidir com base nas consequências práticas da não tomada de decisão.

Anúncios

Quer fazer um comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s