Santa Maria, a Torre de Siloé e as Teodiceias

Não faz parte dos objetivos deste blog, e muito menos dos meus objetivos pessoais, divulgar teologia por aí. E também eu tinha decidido não falar sobre o caso porque acredito que este não era um caso sobre religião. Contudo, o caso acabou sendo misturado com religião por motivos que remetem à ignorância cultivada por uma parcela dos cristãos (como verão, não somente dos cristãos atuais), e este vídeo veio justamente para resolver o problema.

E o fato de ter sido feito por um pastor tira da boca de muita gente a desculpa de não querer dar ouvidos por ser “coisa de ateu.”

Kivitz lembra passagens bíblicas que afirmam que nem tudo que acontece na vida do “ímpio” é punição divina e que nem tudo que acontece na vida do “justo” é a recompensa. Pelo contrário, coisas ruins acontecem a pessoas boas e coisas boas acontecem a pessoas ruins, por puro e mero acaso. A teodiceia que coloca o problema da justiça nos primeiros termos coexiste na Bíblia com aquela que coloca nos segundos termos, e isto nos faz ver que, um, a Bíblia contém reflexões interessantes sobre a condição humana, e na verdade por vezes fornece excelentes pontos de partida para muitas discussões, e dois, que a preferência pessoal por uma ou outra teodiceia na hora de avaliar casos como o de Santa Maria diz muito sobre o caráter da pessoa.

As passagens abaixo são aquelas às quais Kivitz faz referência:

E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
Lucas 13:4-5

Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele.

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.

Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.
Eclesiastes 9:1-3

De toda forma, é interessante saber que a Bíblia não propõe apenas uma relação pecado-punição na hora de explicar os males naturais do mundo. Tragédias acontecem aos bons pelos mesmos motivos que levam os “ímpios” aos sucessos: não existem interferências de ninguém para impedir nada disso. Evidente que alguns vão pensar que deuses não interferem por não querer, mas do meu mais sincero ponto de vista, isto é um pensamento aceitável.

Inaceitável é seguir exemplos como os das imagens abaixo, dizendo que se alguém morreu em um desastre que é porque Deus está punindo, e que se Deus estava punindo é porque eram pecadores que mereciam a morte. Ironicamente, se o Jesus da Bíblia estivesse acompanhando uma discussão entre certos seguidores dele e eu, ele com certeza daria razão a mim, como a passagem da Torre de Siloé (aquela passagem de Lucas que coloquei) deixa bem claro. Nela, Jesus diz claramente que as 18 pessoas que morreram no desabamento da torre foram vítimas do acaso e não de punição, e que nenhum daqueles homens poderia ser julgado como mal só por ter morrido no desastre. Mas os “seguidores” abaixo preferem ignorar as palavras do próprio profeta, fazer o quê?




As três primeiras tiradas do excelente tumblr Deus me perdoe, mas…, que segue a mesma linha do tumblr Os Melhores Comentários do G1 (que agora estão na lista de recomendados daqui) e a última retirada do facebook.

Anúncios

Uma opinião sobre “Santa Maria, a Torre de Siloé e as Teodiceias”

  1. Irmãos, Jesus deixa bem claro que aqueles da boate kiss são pecadores sim, mas não podemos ter a pretensão de que são mais pecadores que nós. E que se não mudarmos de vida, o mesmo poderá acontecer conosco. E ainda mais importante, podemos perder a vida eterna.
    Deus abençoe a todos.

    Curtir

Quer fazer um comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s