O que é um argumento? – Parte 2b: Outras definições

Este post continua o artigo de definição de argumento desta série, apresentando rapidamente três outras definições da palavra argumento. Essas definições não possuem relação direta com o assunto tratado por ele, eu estou colocando aqui mais como uma curiosidade mesmo.

Na matemática, o argumento de uma função são os valores de entrada. Por exemplo, seja f(x) = 2x + 5. Neste caso, o argumento da função f(x) é o próprio x. Se queremos calcular a posição de um corpo dado sua velocidade inicial e sua aceleração, o argumento da função de resposta é o tempo.

Já no mundo das artes, argumento é um texto com a ação, os diálogos e as indicações técnicas para a realização de uma obra cinematográfica ou televisual (fonte). Em outras palavras, o argumento do filme ou de uma peça de teatro é a sua versão escrita (fonte).

Um outro significado da palavra argumento não ocorre em nossa língua portuguesa, mas sim na língua inglesa. A palavra argument também significa briga, discussão. E não só no sentido intelectual da briga, mas em qualquer sentido que envolva conflito verbal. Por exemplo, a briga entre um casal de namorados é chamada de argument (“We had an argument yestarday.”)

No português, a palavra discussão tem função semelhante. Apesar de discussão poder ser qualquer troca de argumentos, também pode ser sinônimo de briga verbal de baixo nível. Podemos entrar numa discussão sobre as origens do universo mas tbm podemos entrar numa discussão de futebol e acabarmos no meio da pancadaria.

Anúncios

Quer fazer um comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s